Enem 2008: inscrições estão abertas
terça-feira, 29 de abril de 2008
Redação nota 10
terça-feira, 22 de abril de 2008
Tesouros do Japão antigo chegam à Pinacoteca
São 160 peças entre quimonos, adornos femininos, cerâmicas, artefatos em laca (resina obtida em plantas) e vestimentas de samurais (incluindo espadas e armaduras), divididos em quatro partes: “Os quimonos e os ornamentos do corpo”, “O universo dos samurais”, “A cerâmica japonesa” e “Os artefatos de laca”. Todos os objetos são inéditos no Brasil e vieram do acervo de mais de 15 museus japoneses.
A maioria das obras foi produzida durante o período Edo (1603 – 1867), época em que o Japão ficou isolado do mundo devido a uma dominação do xogunato Tokugawa. Xogum era o nome utilizado para denominar o governante e líder militar e xogunato era o tipo de governo (ditadura militar feudal).
Em função dos rigorosos procedimentos de conservação adotados para a preservação das peças expostas, toda a mostra terá iluminação reduzida e permanecerá fechada nos dias 13, 14 e 15 de maio, para a substituição de peças.
O Florescer das Cores: A Arte do Período Edo
De 18/4 a 22/6
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2
Tel.: (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h
R$4 e R$2 (meia)
Grátis aos sábados
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Continuação:
A Unidade escolar teve diferentes denominações, devido a inúmeras reformas educacionais, com os seguintes períodos:
*G.E.S.C. do “Bairro Crispim” (1971-1976)
*E.E.P.G. “Bairro do Crispim” (1976-1981)
*E.E.P.G. “Júlia de Castro Carneiro” (1981-1992)
*E.E.P.S.G. “Júlia de Castro Carneiro” (1992-1999)
*E.E. “Júlia de Castro Carneiro” (1999-presente data)
Continua na terça - feira
Bom Feriado*****
Caracterização da Unidade Escolar
A Unidade funciona no período diurno, comportando o Ciclo II do Ensino Fundamental (manhã e tarde) e Ensino Médio (manhã) e no período noturno com o Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (Fundamental e Médio).
A escola conta com o total de 1.885 alunos, 80 professores , 1 inspetores de alunos, 4 serventes, 04 auxiliares administrativos, 1 Diretor de Escola, 1 Vice Diretore e 2 Coordenadores Pedagógicos.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
PROVA
Prova elaborada pela Secretaria de Estado da Educação definirá alunos que continuarão em recuperação
A Secretaria de Estado da Educação avalia amanhã, terça-feira, 15 de abril, o aprendizado dos 3,6 milhões de alunos de 5ª a 8ª e de Ensino Médio da rede estadual. Todos passaram por recuperação focada em matemática e língua portuguesa, nos 42 dias iniciais do ano letivo. Eles tiveram trabalho intensivo destinado às duas disciplinas, dentro das aulas das demais (geografia, história, ciências etc).
Elaborada pela Secretaria, a prova terá 40 questões de língua portuguesa e matemática, além de redação. Será aplicada pelos próprios professores das turmas, durante as aulas.
Os alunos que mantiverem dificuldades continuarão em recuperação, mas desta vez no contra-turno ou aos sábados, de acordo com a possibilidade da escola. A idéia é que uma vez por semana recuperem os conteúdos.
"Por 42 dias os alunos tiveram aulas com foco em recuperação de língua portuguesa e matemática. Agora vamos avaliar o resultado dessa iniciativa. E os estudantes que não atingiram o nível aceitável serão encaminhados para nova recuperação", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
A nova recuperação acontecerá em maio e junho. Se necessário, também pegará 15 dias de julho. "É foco total na recuperação de aprendizagem. Os alunos precisam aprender, seja na aula diária ou em recuperação", diz a secretária Maria Helena.
As classes desta nova recuperação serão de no máximo 20 alunos. Cada escola indicará o melhor dia para atender os alunos, sempre após o período de aulas.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
quinta-feira, 10 de abril de 2008
sábado, 5 de abril de 2008
Parábola dos Potes
Dona Julia de Castro Um exemplo de Vida
JÚLIA DE CASTRO nasceu no 18 de dezembro de 1896, no Alto Purus, Amazonas. Perdeu a mãe e foi morar com avó paterna, em Fortaleza - Ceará, que criou e educou. Casou - se em 1918, aos 22 anos, com Zacarias Carneiro, homem culto e de tradicional família de fazendeiros do norte do Ceará, dez filhos vieram com frutos do casamento. Seu marido tinha uma grave doença, a seguir, levando - o à morte em 1942, deixando - a viúva, com dez filhos.Viu - se diante de um futuro incerto e nada risonho. Até aqui os problemas sofridos e enfrentados por Dona Julia assemelham - se aos de tantas mulheres anônimas e rejeitadas que viveram e vive por este País a fora. Dona Júlia de Castro Carneiro mostrou sua bravura, e provou aos que conheceram que apesar de todas as adversidades pode – se semear a educação. Era mulher decidida, enfrentou poderosos, administradores de uma educação emperrada, a burocracia, bateu em portas que pareciam fechadas, para que não só seus filhos, mas uma criança qualquer desprotegida, não ficassem à margem do ensino.Faleceu no dia 20 de agosto de 1961, em São Paulo.Hoje o seu nome ilustra esta Unidade Escolar. Como forma de carinho e gratidão desta comunidade, deste bairro, que já nasceu com o seu nome, porque seu filho mais velho Manoel, um dos pioneiros do seu povoamento e engrandecimento, deu – lhe, como o apoio de todos, o nome de Cidade Santa Júlia. E este colégio perpetuará o nome da dona Júlia para a prosperidade.Assim, Dona Júlia está presente nesta escola em espírito e fiquem certos, mestres e alunos, que se ela fosse viva estaria aqui plena de felicidade, porque é uma escola, e uma escola para ela era um lar.
Um exame diferente
O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.
Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.
O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.
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